domingo, 6 de setembro de 2020

A JUBAÍBA PEQUENINA

 


Minha neta Bianca veste camisa original do 3º Acampamento da Jubaíba, Juventude Batista da Paraíba, 1975, que já serviu a titio Joran, mamãe, irmãzinha Beatriz e priminho Nicolas, quando nessa mesma idade. Bianca está hoje com um ano e sete meses.   


A JUBAÍBA PEQUENINA

enivaldo ufino

O fim da tarde da segunda-feira 13 de janeiro de 2020 foi um momento histórico e agradável, com grande farra na sala do nosso apartamento em Recife. Bianca era a estrela da vez e atraía olhares e atenção. Só faltava o tapete vermelho. Exibia suas proezas com movimentos ágeis e incessantes. Palmas saúdam mais uma nova façanha da pequerrucha assim num abrir e fechar de olhos. Risonha como é, batia palmas, soltava gritos e gargalhadas, mesmo sem ter consciência dos seus atos. Por outro lado, seu intelecto estava sendo enriquecido, despertado e desafiado diante desses novos horizontes. Seu coração se enchia de conceitos que seriam depositados em nossos ouvidos com o passar do tempo. É pena que nossa capacidade intelectual não estivesse à altura, como ainda não está, para entender cada conceito emitido, nessa linguagem de uma alma racional em desenvolvimento.

Faltavam apenas sete dias para 20 de janeiro de 2020, quando a heroína completaria o primeiro ano de vida. As piruetas variavam naquele palco improvisado entre sofás, com a plateia superinteressada e atenta aos mínimos detalhes de suas idas e vindas. A velocidade de seu engatinhar era algo encantador, admirável. Parecia feita de borracha. Essa cena familiar já nos empolgara cerca de seis anos atrás, quando sua irmã Beatriz vivenciara momentos semelhantes, como foco das atenções. Agora, no entanto, a irmãzinha maior já faz parte da assistência a observar os volteios graciosos e se preparar para a surpresa que está eclodindo. Incentivada pela torcida, Bianca se servia do apoio do sofá para dar demonstração de sua capacidade de ficar em pé e circular agarrada às bordas com desenvoltura. Quanto maior a ovação, mais animada ficava e mais velocidade imprimia aos pequenos movimentos com suas perninhas encantadoras.

Nem passava pela sua cabeça que vestira uma bela e antiga camisa colorida da Jubaíba, quando era mais nova, e que fora fotografada deitada no tatame vermelho de Papai Petrusk, lá na distante Serra Talhada, que fica a 406 km de Recife. De igual modo, jamais imaginaria que uma das manias do seu Avô é preservar coisas antigas que têm valor histórico, prática que conserva desde sua adolescência. Sendo assim, ficava mais que evidente que ele jamais jogaria uma camisa dessas no lixo, pois sem esse e outros acessórios de fatos passados não existiria nem presente e nem futuro.         

De repente, tive uma ideia em meio àquela algazarra. Coloquei-a em pé a uma distância de poucos passos e lancei o desafio: “Vamos andar, Bianca?” Ela fez que não me ouviu e, quando a soltei, logo se sentou. Pensei com meus botões: “Vá ver que não entendeu”. Recomecei tudo do começo, e de novo a coloquei em pé a minha frente. Olhando nos olhinhos dela, desafiei: “Vamos andar?” Ela olhou para um lado, olhou para o outro, só com a intenção de medir o grau de observação e paciência do Vovô ansioso e, sem olhar nos meus olhos, fez menção de avançar, mas esbarrou diante do empecilho dos aplausos. Nem um milímetro de passo saiu daquelas perninhas lindas. Quanto maior o incentivo, mais a garota fazia charme. De repente, ainda com olhar ligeiramente voltado para a lateral esquerda, como quem não quer nada ao tempo em que está querendo tudo, conseguiu a proeza de um primeiro e titubeante passo. Bastou isso para os aplausos irromperem como se estivéssemos em jogo de futebol da Copa do Mundo. A pequenina nem se preocupou, nem esmoreceu, mas demonstrou soberania de vontade, e deu mais um passo, depois outro, até que chegou a inacreditáveis seis passos. Aí o entusiasmo se misturou a uma realização coletiva e explosão de alegria quase incontida. Ela desfrutou e aprovou esses momentos inesquecíveis com seu lindo sorriso infantil. Foi uma cena extraordinária.

Continuei no encalço dela nos dias seguintes, contando cada passo a mais. A progressão foi admirável. Diante da nova descoberta, Bianca às vezes se dava ao luxo de dar passos cuidadosos ou então de engatinhar rapidamente. Foi uma surpresa quando, apenas nove dias depois, conseguiu dar mais de sessenta passos. Daí em diante, nem com recursos eletrônicos seria possível medir o desempenho da pequena jubaibana. 

__________

FOTOS


01.09.2020 – Beatriz faz a "mágica" de manter a bolinha no ar, enquanto Bianca apenas segura com as mãos. Ninguém matou a charada de como a criatividade da garota conseguiu tal proeza. O desafio fica para as pessoas que tiverem acesso a esse texto. 


04.09.2020 – Bianca preparou o bolo e depois tomou conta dos restos vitais.


19.01.2020 – Vovô Vavu cercado das três jóias preciosas. Beatriz, hoje com 6 anos e dez meses, foi quem primeiro interpretou o Vovô que lhe ensinávamos como Vavu. Assim foi o conceito produzido pelo seu coração infantil e colocado em nossos ouvidos. Já Nicolas, hoje com 3 anos e dois meses, que completou nesse 4 de setembro, interpretou Vovô como Vovô. Bianca, por sua vez, resolveu seguir os passos da irmã, mas incentivada por mim em minha última estada em Serra Talhada, de 08.08 a 01.09.

54 comentários:

  1. Belíssima postagem Vavu. Que Deus abençoe por muitos anos ao nosso lado. Parabéns 👋👋👋👋

    ResponderExcluir
  2. Ler os seus textos, com uma linguagem erudita e clara, ainda mais esse, unindo família e JUBAÍBA, traz muita alegria ao meu coração. Abraços pra você e sua querida família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a você "unknown" (desconhecido), pelo lindo comentário ao texto. Pena que ficou sem identificação!

      Excluir
    2. Ah, meu querido amigo e companheiro nas caminhadas iniciais da Jubaíba, PASTOR ABRAÃO BARBOSA DA SILVA, agora que você identificou suas palavras pelo Whatsapp eu fiquei ainda mais grato e emocionado pelo seu carinho e atenção a essa minha "pequenina" produção! Que bom que continuamos juntos, apesar de tão distantes, você aí em Ilhéus, BA, nas lides pastorais, e eu aqui em Recife, já aposentado e no delicioso "otium" das coisas espirituais em termos de intelecto. Obrigado, mais uma vez, e fortíssimo abraço para você, Jane e seus queridos!

      Excluir
  3. Amigo, o jeito é vc se mudar p/ serra!! Imagino como deve ser difícil está longe dessas lindesas! Os filhos são herança do Senhor! Também quero essa camisa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você, também "desconhecido", pelas considerações! Como disse minha irmã Luza (Luzia Freire), de Campina Grande, viver assim como eu vivo, com um neto em Recife e duas netas em Serra Talhada, é ter o coração dividido. O jeito é procurar atender aos dois lados na medida do possível.

      Excluir
  4. Puxa Painho, que surpresa mais linda!!! Emocionante relembrar os fatos citados com sua bela forma de nos mostrar cada segundo de belas lembranças. Obrigada por tanto amor ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Êita, Quel, suas palavras me emocionam bastante, ainda mais porque em meu último dia em Serra Talhada eu lhes preparei para essa surpresa. Na verdade, esse texto já está pronto há meses, assim como outros que esperam na fila. Obrigado, mesmo!

      Excluir
  5. Que belo relato familiar carregado de muito amor. Nos, envolve na leitura a cada frase.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado pelo sucinto e sugestivo comentário. Pena que saiu sem identificação!

      PARA IDENTIFICAR É PRECISO:
      1) Registrar o nome após o comentário, caso não disponha de e-mail do Gmail.
      2) Comente no Whatsapp e eu transferirei.
      3) Se tiver e-mail do Gmail, assim que pede para publicar o sistema leva ao e-mail que, uma vez aberto, publica o comentário personalizado imediatamente.

      Excluir
  6. Parabéns pelo belíssimo texto regado de detalhes, muito amor, carinho e emoção. Ao ler, me senti como se estivesse presente em cada momento.

    ResponderExcluir
  7. Linda História! Parabéns ao vovô e a netinha ambos jubaibanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ao pastor LINALDO GUERRA pela palavra e incentivo!

      Excluir
  8. Maravilhoso texto. Cheio de amor, sensibilidade e riqueza de detalhes. Acho que Joran e Raquel devem guarda-lo num baú de tesouros, reservado, para que um dia, Beatriz, Nicholas e Bianca leiam. Seus netos são lindos. Eles têm muita "sorte" de terem nascido nessa família tão especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu lindo comentário! É pena que também não esteja identificado!

      Excluir
    2. Fui eu, Marília Conceição Carvalho de Albuquerque. Sua ex ovelhinha

      Excluir
  9. Caríssimo Renivaldo, li e reli com intelecto e especialmente com o coração; pois me fez voltar ao passado, viver o presente e projetar_me no futuro, tamanha foi a minha alegria do compartilhar com vocês naquela época. Como nós compomos a nossa própria história, parabenizo em você semear (História /Jubaíba) aos seus filhos e netos. Deixando assim essa convivência marcada na Família. Pois eles se lembrarão enquanto viverem. Continue com essas histórias que só nos edifica e nos alegra. 07/09/2020. Bonifácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tranquilo, JOSÉ BONIFÁCIO VIANA! Somos testemunhas vivas dessa linda trajetória da Juventude Batista da Paraíba. Seu comentário é muito importante para que eu continue dando tudo de mim nesses registros do nosso inesquecível passado. (Agora são 21:47)

      Excluir
  10. O senhor meu tio amado. É o melhor contador de histórias. Elas são prazerosas e rica em detalhes. Muito gostosa de lê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço de coração, Cris, pelas suas amáveis palavras de apreciação!

      Excluir
  11. DIVANILSON MOURA
    Obrigado, querido amigo, pelas palavras de apreciação em torno do texto, e pelo prazer que me deu ao me tratar de "Vavu". Comentário pelo Whatsapp (agora são 21:35; é que o algoritmo está atrapalhado em termos de horário):

    [22:17, 06/09/2020]: Parabéns Vavu!
    [22:17, 06/09/2020]: Belíssimo texto
    [22:17, 06/09/2020]: Lindo demais, adorei conhecer um pouco de sua história e de sua família

    ResponderExcluir
  12. Como não adimirar, o seu modo como encherga a vida, humanos normais como eu , seriamos incapazes de observar tantas riquezas de detalhes em simples movimentos de uma criança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo comentário! Obrigado a você, não identificado, por palavras tão expressivas!

      Excluir
  13. Estou testando com meu professor de web.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora, professora GERUZA! Saiu personalizado. Obrigado pelo incentivo que sempre me dá através de suas palavras e comentários!

      Excluir
  14. Estou testando com meu professor de web.

    ResponderExcluir
  15. Meus mais sinceros agradecimentos ao querido colega, professor ROBERTO SILVA, pela sua palavra através do Whatsapp (agora são 13:40)

    [22:08, 06/09/2020]: Caríssimo amigo, que beleza no trato da vida. Um relato vívido com imagens de uma paisagem tão intensa no âmago do viver. Parabéns meu doutor, por essa tese de doutorado sobre 'A vida vivida na sua inteireza'. 👍👏🏼👏🏼👏🏼
    [22:09, 06/09/2020]: Emocionado com o relato e imagens.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado a você, ZÉ, filho de Mariêta Cabrinha e Alencar Cordeiro, pelas suas palavras amigas (agora são 13:45), às 13:17 do dia 09.09.2020:

    Você é referência para mim, falo de sua trajetória para meus filhos, de um matuto ao doutorado da USP, parabéns e muita saúde.

    ResponderExcluir
  17. Sinceros agradecimentos a ANTÔNIO KERPSON CAMÊLO DE SIQUEIRA pelo seu comentário pelo Whatsapp (agora são 13:52):

    [01:37, 07/09/2020]: Q linda!
    [01:37, 07/09/2020]: Essa camisa tem história!

    ResponderExcluir
  18. Meus agradecimentos, também, ao querido irmão REGI (Reginaldo Freire), pela sua importante palavra através do Whatsapp (agora são 13:58):

    [19:56, 07/09/2020]: Bianquinha
    O que é uma cara de inocente? Àquela do inocente, ou dos professores e platéia do inocente?
    Na verdade, na corrente dos inocentes, também participamos dos elos. Aprendemos ensinando, e ensinamos aprendendo.
    Coisas do Agostinho, passadas por você, e pulverizada universalmente!
    Assim como você educa e aprende com Bianca, eu por exemplo faço a mesma trajetória.
    A grande diferença dos demais, é que você faz consciente.
    Mesmo consciente, se depara com surpresas antes estranhas.
    Essa bola de gelo só cresce, e amadurece.
    Passando dos 77 anos, essa é a primeira vez que sinto esse fenômeno com todos os meus sentimentos, e por cima, ainda quero dar uma de professor, mas realmente estou aprendendo de uma forma diferente de aprender!

    ResponderExcluir
  19. Muitíssimo obrigado, querida prima NOSA, por ter lido o texto e feito seu comentário pelo Whatsapp com palavras tão tocantes, que muito me emocionaram (agora são 14:05):

    [07:47, 09/09/2020]: Renivaldo, é prazeroso ler os seus textos, mas essa história de Bianca é emocionante. E sobre usar a camisa da Jubaíba, achei o máximo. Foi uma camisa de geração para geração, foi do seu filho Joran, agora suas netas e neto que usaram. Falar na distância de suas netas, seja forte não como uma onda que tudo destrói, mas como uma Rocha, que tudo suporta.

    ResponderExcluir
  20. Meus agradecimentos à querida e bela nora BELA, pela sua apreciação através do Whatsapp (agora são 14:10):
    06.09.2020, às 21:04
    Lindo, Sogrinho!!! 🥰

    ResponderExcluir
  21. Obrigado a THIAGO TAVARES pelas suas palavras tão encantadoras no Whatsapp (agora são 14:23)

    Às 07:18 do dia 09.09.2020

    como o sol em todo seu fulgor e brilho, repleto de pureza e graça, emergindo em esplêndida aurora, sorrindo para nós, trazendo estampado na sua face as boas novas de um novo e auspicioso dia, com o rosto pueril e arredondado, como o sorriso da menina Bianca, com sua graciosidade, cujos olhos irradiam o amor e simplicidade Divina, desnudada de artifícios e acrobacias intelectuais e culturais, próprias da idade adulta, cuja acrobacia, que essa pequena nenê apresenta, são dos malabarismos expressos em seus movimentos e feições faciais, com seu sorriso solar.
    Encanta a todos com sua apresentação de estrela como é o sol, sendo ela, a pequena Bianca o seu próprio holofote que recebe sua própria luz refletida na platéia, que devolve animada e eufórica a luz que recebe da graciosa menina que desfila empoderada pelo fulgor da Divindade .
    Essa criança, que manifesta sem véu a imagem Divina, para completar sua majestade, veste o manto da Jubaíba, da igreja tradicional de sua família, representando muito bem as boas novas do evangelho, em cima de um tatame vermelho, cuja cor simboliza coragem, agir com o coração, pois a criança é puro coração, sem disfarce racional
    Menina Bianca envolta do manto das boas novas,em cima do tatame (como palco ou campo de batalha da vida), dissipa as tensões vãs da adultez.
    Bianca luz para o mundo , veio para colorir a opacidade dessa vida vaga.

    ResponderExcluir
  22. Muito agradecido, ISAVANE SILVA, pelo comentário através do Whatsapp, dia 06.09.2020, às 21:23 (agora são 14:33)

    Que maravilha! É histórica essa camisa.👍👍

    ResponderExcluir
  23. Agradeço ao querido amigo MARCELO MENDONÇA, pela sua palavra de PARABÉNS pelo Whatsapp, às 16:31 da terça 08.09.2020 (agora são 14:38).

    ResponderExcluir
  24. WALKÍRIA LUCENA foi parte integrante da JUBAÍBA em seus primeiros momentos. Sua participação sempre foi decisiva para os avanços da recém criada organização da Juventude Batista da Paraíba. Nem sei como agradecer suas palavras pelo Whatsapp (agora são 21:05):

    [22:29, 06/09/2020]: Que gostoso ler o relato de um avô apaixonado e bem presente na vida de preciosas jóias, seus netos, isso é bom demais, tê-los para contar sua história. Abraço

    ResponderExcluir
  25. PASTOR VALLONE BATISTA CAVALCANTI, grande amigo filho dos grandes amigos pastor Loidimar e Vanda. Obrigado pelo comentário e felicitações a minha mania de guardar coisas antigas e valiosas, assim como você também faz (agora são 21:12)!

    [09:39, 07/09/2020]: Mais uma vez parabéns, 45 anos depois vestir sua neta com uma lembrança que jamais saiu do coração.
    [09:40, 07/09/2020]: Ainda tenho o paletó vermelho do casamento de Uda/João na PIB campina grande, acho que são eles.

    ResponderExcluir
  26. MARIA JOSÉ DA SILVA (ZEZA) também fez um lindo comentário através do Whatsapp, pelo que agradeço sensibilizado (agora são 21:22).

    [23:09, 06/09/2020]: Que bom poder curtir os netos! É uma alegria sem igual.
    [23:11, 06/09/2020]: Beatriz, Bianca e Nicolas são lindos!!
    [23:12, 06/09/2020]: Gostei de ver a camisa da Jubaiba na modelo mirim.

    ResponderExcluir
  27. MARÍLIA, queridíssima ex-ovelha, agradeço pelas gentis palavras publicadas em seu Whatsapp (agora são 21:34).

    07.09.2020, às 09:48

    Texto lindo. Que riqueza de detalhes. Emocionante. Parabéns por seus netos.

    ResponderExcluir
  28. ÁLISSON, filho da querida amiga, conterrânea e parenta JÚLIA CABRINHA, meus mais sinceros agradecimentos pelo sucinto e tão importante comentário (agora são 21:40).

    Às 21:43 do dia 06.09.2020
    👏🏼👏🏼👏🏼 que princesa!! Belo texto!

    ResponderExcluir
  29. PHABLO, querido amigo e colega dos bons tempos de graduação em filosofia na Universidade Católica de Pernambuco, meu muito obrigado pelo seu comentário nesse artigo do meu Blog (agora são 21:54)

    06.09.2020, às 22:17
    Parabéns meu amigo.
    Imagino a sua felicidade em poder desfrutar esses momentos com sua neta.
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  30. PASTOR SÉRGIO, de Vitória de Santo Antão, PE, meus agradecimentos pela sua palavra de apreciação pelo Whatsapp (agora são 22:01)

    06.09.2020, às 22:18
    Que maravilha!!!

    ResponderExcluir
  31. VINICIOS, querido PRESIDENTE DA JUBAÍBA, meu muitíssimo obrigado pela leitura e comentário sobre o texto (agora são 22:10)

    [15:49, 07/09/2020]: Boa tarde meu amigo, que princesa mais linda
    [15:49, 07/09/2020]: 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
    [16:32, 07/09/2020]: Que texto lindo, de olhos fechados imagino Bianca tentando dar os primeiros passos. Agradeço a Deus pelo capacidade que Ele lhe deu.

    ResponderExcluir
  32. NEUZA CARIRI, grande amiga dos meus primeiros tempos na Primeira Igreja Batista de Campina Grande, cuja amizade continua até hoje, agradeço de coração pelas suas sinceras e tocantes palavras no comentário que registrou pelo seu Whatsapp (agora são 22:20)

    07.09.2020, 14:27
    Boa tarde Amigo! És incrível e muito especial!!!
    Só você para fazer estas cenas!!!
    Muito grata por esta consideração!

    ResponderExcluir
  33. ZUEUDON LUCENA, grande jubaibano e um dos modelos que desfilou no dia da escolha do símbolo, você também é referência, meu amigo! Agradeço pela leitura do texto e significativas palavras de consideração e apoio ao meu trabalho, que encaminhou pelo Whatsapp!

    06.09.2020, 21:56
    Linda vovô, parabéns

    14.09.2020, 22:59
    Meu amigo seu dom pra escrever crônicas, é algo espetacular, nos remete aos fatos, e nos fascina, abraço

    ResponderExcluir
  34. Mais uma vez me deparo com tanta riqueza nessas palavras! Quanta coisa importante que muitas vezes deixamos passar despercebido, durante a fase de crescimento de nossos filhos e netos. Confesso que viajei no tempo, lembrando com carinho, de tantos momentos semelhantes que passamos com a criação de nossa filha. Parabéns mais uma vez por essa forma tão poética de espor esses momentos inesquecíveis. Também gosto muito de guardar objetos etc. que me trouxeram muita alegria no passado e que me fazem muito bem ainda hoje. Elimarcos Cordeiro.

    ResponderExcluir
  35. ELIMARCOS CORDEIRO

    Que palavras tão lindas, querido amigo e companheiro de batalhas junto à Primeira Igreja Batista de Beberibe, quando lá fui pastor. Agradeço profundamente pela leitura tão minuciosa desse texto, e, ainda, pelo comentário super detalhado e que nos aproxima ainda mais em determinados aspectos. Desculpe a demora em responder, mas é que só retorno a esses arquivos raramente. E já que gosta tanto de coisas antigas, quando nos der o prazer de aparecer aqui, vou mostrar um bocado de antiguidade a você. Nem dá para acreditar no que consegui guardar.

    ResponderExcluir
  36. ALGORITMO DEFASADO EM PELO MENOS 5 HORAS
    Agora já são 14h00

    ResponderExcluir