segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

PAI HOMENAGEADO E COMPARTILHADO AOS 115 ANOS DO NASCIMENTO

 

1958 ‒ Arcoverde, PE: Nicoláu (53) ao lado de Maria (47), que se recupera de delicada cirurgia de vesícula, sob os cuidados do competente doutor Jennecy Ramos.


PAI HOMENAGEADO E COMPARTILHADO AOS 115 ANOS DO NASCIMENTO

Reginaldo Freire [1]

Nicolau Rufino dos Santos (06/12/1906-04/02/1966) comemoraria nesse encontro de dia e mês (06/12/2021 [2]), exatamente 115 anos. Prematuramente, o mal que o perseguia desde cedo terminou descartando da vida uma peça que fez muita falta à família. Estava com apenas 59 anos quando se afastou do seu posto, tão bem administrado enquanto viveu. 

Em vida, minha admiração por ele e pelas façanhas que passava à família, sempre no horário das ceias, era como um jornal de televisão, exceto pelas qualidades inigualáveis das narrações. Ao vivo, era uma repetição de caráter que mudava apenas no enredo dos casos. O lado pessoal, nem o tempo conseguiu desgastar uma vírgula sequer das suas confirmações. Com o tempo foi descoberto o seu conhecimento em áreas conquistadas. Era, na verdade, um autodidata, aprovado nas mais estranhas missões ocupadas.

Fiquei devendo o último abraço [3], pois partiu para sua eterna morada quando eu já havia partido há um ano para São Paulo, na busca de melhores ofertas de trabalho. A falta que ele fez só não foi maior porque não me passava pela cabeça que só o tempo traria a resposta. A resposta se encontra em parte das qualidades que herdamos dele. Concordâncias e discordâncias sempre tecendo médias, para que no final das equações saíssemos de braços dados confirmando um jeito especial de uma vitória duradora.

Para finalizar o que imagino sem fim, parabenizá-lo pelos 115 anos entre vida e morte, não faço ideia que expressões usar para preencher tão nobre sentimento. Pai, ainda estamos juntos reverenciando o espaço que poderia se dizer vazio, não fosse a união das lembranças em comunhão com a saudade. De todos, para um herói que ainda faz muita falta.

*****************

Renivaldo Rufino

texto corrido [4] numa mistura de estilo do latim antigo e de josé saramago [5]

se como leandro karnal [6] eu fosse escrever para homenagear reclamar e agradecer a meu pai e minha mãe parte seria bem diferente do texto dele pois nasci e me criei em berço humilde em pleno sertão sem dias especiais nem mesmo aniversários dia de pai ou dia de mãe natal ou o que quer que seja aliás a bem da verdade só se tinha mesmo o mês de meu padim pade ciço que um dia foi comemorado pelo meu pai como quitação de uma promessa em uma viagem inesquecível à cidade de juazeiro justamente no misto em uma aventura que até hoje permanece em nossas mentes sobretudo pelo fato de que ele adoeceu quando lá estávamos e quando eu também tive a minha primeira experiência de petição à divindade ao avistar o nome deus em letras maiúsculas no cimo de uma igreja católica por outro lado e mesmo sem contar com tantos dias especiais tivemos um pai e u'a mãe que foram símbolos marcantes em nossa vida que deram tudo de si para sustentar com dignidade cinco filhos e uma única filha num grande conjunto formado de oito pessoas em que quatro deles os três últimos filhos e a filha só tiveram acesso aos estudos tardiamente mas apenas três deles e ela pois os outros dois e o pai já foram dar duro em cima de um caminhão misto rodando para lá e para cá a fim de angariar sustento para oito bocas enquanto a mãe também dava duro para manter a casa em ordem filhos e filha que também foram orientados por uma rígida disciplina coincidentemente mais dura da parte dela do que da parte dele que tiveram uma adolescência tranquila e sem traumas marcantes e cuja única grande herança que me sobrou a mim pelo menos foi um pequeno arremedo ou apito de madeira para chamar nambu na caatinga um desgastado exemplar do novo testamento e o saber de uma formação que foi apenas até ao final do curso ginasial na linda e pequena cidade de arcoverde pe mas um pai e u'a mãe cuja memória é relembrada com redobrado carinho devoção e profundo agradecimento por tudo de positivo e construtivo que legaram a essas seis vidas [7] que ainda hoje vivem lutando pela vida com muita garra determinação e alegria o mais velho com 85 e a mais nova com 73 anos de idade



[1] Esta é a segunda vez que compartilho este espaço do Blog com meu irmão Reginaldo Freire.

[2] As publicações no Blog saem aos primeiros domingos de cada mês, exceto esta em homenagem ao aniversário de nascimento de meu pai.

[3] Quando Nicoláu morreu, na casa de Raimundo, em Sertânia, Geraldo e Reginaldo já se encontravam tentando a vida em São Paulo.

[4] A cadência da leitura indicará, automaticamente, os locais dos sinais gráficos que estão ausentes. 

[5] Este texto foi publicado no meu Whatsapp em 08/08/2021, por ocasião do Dia dos Pais, porém não nesse formato. Quem já leu José Saramago conhece muito bem o seu estilo diferenciado. Quanto ao latim antigo, os caracteres eram todos em minúsculas, sem pontuações e sem sinais gráficos.

[6] Leandro Karnal escreveu um texto intitulado: “Todos os meus pais”. Foi a partir dele que me inspirei e produzi este artigo.

[7] Eis a relação completa da descendência imediata de Nicoláu Rufino e Maria Freire: (1) José Rufino Freire, ou Duza [20/09/1936], (2) Raimundo Rufino Freire, ou Mundinho [21/05/1938], (3) Geraldo Rufino Freire, ou Dadinho [06/07/1941], (4) Sebastião Reginaldo Rufino Freire, ou, originalmente, Reja, e Regi nos dias atuais [03/03/1943], (5) José Renivaldo Rufino, ou, originalmente, Rena, e, mais recentemente, Reni [29/03/1946] e (6) Luzia Maria Freire, ou Luza [14/11/1948]. Se Nicoláu viveu apenas 59 anos, Maria ultrapassou os 81. Os dois primeiros filhos também já atingiram e ultrapassaram os 81 anos.

11 comentários:

  1. Parabéns ao Compadre Nicoláu por seu aniversário, faz muita falta entre familiares e amigos. Orgulho pelos seus filhos são aplausivos e confiáveis por todos que os conhecem como também por mim,terceira geração de seu compadres,amigos,conterrâneos, João Cabrinha e Rubina.
    Felicidades no plano celestial
    Felicidades pelos bons exemplos de seus filhos e netos.

    ResponderExcluir
  2. Como diz o meu irmão Tontonho, sobre o respeito e carinho por Duza, não só ouvimos como devemos obedece - lo sendo ordens de um delegado, e assim seremos capazes sempre.
    Mas também ouvir, obedece - lo, reverenciar o grande gandhi matutinho de Carolina José Renivaldo, um amigo - parente que se pode contar com ele sendo positivo em nosso favor até dormindo, ele tem voz ativa, tem carisma de abraçar mesmo que distante fisicamente de uma forma que nada mudou quando adolescente em Caroalina, um grande gandhi que dá vida quando é acionado pelo desânimo, um gênio que me orgulho em conhecer, poder ser ouvida e vista, orgulho imensurável pois esse grande gandhi matutinho de Caroalina além de ter genética Freire assim como a minha avó materna é,
    ELE me abraça como amiga e sobrinha de coração, quão importante orgulho pela alegria de minha mãe Mariêta como também pela alegria de Duza em saber que seu irmão honra os bons costumes que vosso pai tinha por Compadre João Cabrinha e Rubina

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS pela belíssima homenagem

    ResponderExcluir
  4. Gratidão a DEUS por ter nos presenteado com nossos pais.Nicolau Rufino Santos e Maria Laura Freire Santos.Deram o melhor deles para nós.Pai a palavra dele era sim, sim e não, não. Homem íntegro de fé.Nunca chamou um filho pelo apelido. Me chamava Luzia, nunca Luza. Sou muito parecida com ele. Agora ele está usufruindo às bem aventuranças de Jesus. Privilégio em estarmos vivos, unidos e agradecidos pela família maravilhosa que somos.

    ResponderExcluir
  5. Maravilhas estás recordações. Deus abençoe cada familiar.

    ResponderExcluir
  6. Precisamos valorizar cada vez mais a convivência com todos, mas a família, os Pais são jóias preciosas que temos e essa homenagem ao Pai Nicolau é muito justa.

    ResponderExcluir
  7. Uma belíssima homenagem!
    É muito importante manter viva a lembrança e valorizar cada um dos momentos vividos, agradecendo pelos ensinamentos que nos serviram de base para enfrentar as dificuldades da vida.
    Meu pai também partiu cedo, aos 58 anos.
    Ô saudade!

    Um forte abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  8. Poucas e ou raríssimas homenagem eu vi com tanto, amor, carinho e gratidão de um.filho para os pais...
    Belíssima e de um sentimento profundo e verdadeiramente sincero e leal.
    Quando você falou em Dr.Gennevy, lembrei que eu tinha 9 anos, quando ele operou mamãe de vesícula. Ela deve a vida a ele, que após a cirurgia teve uma hemorragia interna e ele abriu a cirurgia novamente e salvou ela da morte. Grande médico. Eu era criança, porém nunca esqueci esse milagre!
    Parabéns e nota dez pelo seu depoimento, meu caríssimo amigo.
    Adotei os fatos, os detalhes e as nuances...👋👋👋👋👍🌹

    ResponderExcluir
  9. Um bom filho, a prova da vida e bom saber que como eu vc teve uma vida muito mais muito difícil e hoje colhe os frutos com bons textos, parabéns amigo

    ResponderExcluir
  10. GRATIDÃO! Eis uma virtude que caiu de moda, mas na vida de Renivaldo nunca diminuiu seu valor. Conheci Renivaldo quando éramos jovens ousados e, como jovens que tinham no sangue a estirpe de pais e mães pobres de bens materiais mas ricos de caráter e coragem percorremos os rincões paraibanos e, juntos com um grupo de jovens criamos a JUBAIBA, já bem conhecida pelos que seguem "Renivaldo Refino, nas redes sociais.
    Meu querido irmão e amigo, GRATIDÃO é o que temos aos nossos ancestrais e GRATIDÃO é o que tenho a Deus, por tua vida, família e tua força. Um abraço forte.Eliezer Lourenço.

    ResponderExcluir