quarta-feira, 23 de maio de 2018

SABEDORIA INFANTIL

Thales e sua expressão de sabedoria própria dos Deuses imortais
Se Deus é criança, pois jamais mente, a criança é Deus, pois é dotada de sabedoria divina. Sabedoria não no sentido de filosofia, pois filosofia é uma coisa e sabedoria é outra coisa. Sabedoria é própria dos Deuses, e filosofia é própria do homem. A etimologia da palavra filosofia já diz tudo: amor à sabedoria. Quer dizer, a filosofia tem pretensões bem modestas. E não poderia ser diferente, pois as pretensões da filosofia são pretensões humanas e tudo que é humano é modesto.

Tenho ousado me aproximar do pensamento de Agostinho de Hipona (354-430, 75), desde 1997, durante o bacharelado e licenciatura em filosofia. Ao continuar os estudos, aprendi também a amar seu pensamento, que continua sendo, até os dias atuais, estudado com  seriedade na academia e respeitado fora dela. Considerado o filósofo da linguagem e do verbo interior, aprendi a observar as crianças graças aos seus textos. Essa prática tornou-se corriqueira e deleitosa, sobretudo após o nascimento das minhas duas netas e do meu neto, pois tentei seguir a orientação do filósofo, conforme Confissões I, vi, 8, onde ele afirma: “Assim são as crianças, como depois pude observar. Sem saber, elas me informaram mais daquilo que eu tinha sido, do que o saber dos meus educadores”. 
Impressionou-me, ainda, o fato de Agostinho abordar a linguagem gestual na pequena infância, que vai até aos sete anos, onde a criança exprime os sentimentos do coração, através de gemidos, gritos diversos e gestos vários, nesse primeiro ato volitivo de fala antes da fala. Outro destaque é a relação existencial do ser na tenra idade da segunda infância com o importante conceito filosófico de verdade. Eis o que o diz o filósofo no mesmo livro, capítulo vinte, parágrafo trinta e um: “...e justamente nos meus pequenos pensamentos sobre pequenas coisas, deleitava-me com a verdade”. Encontramos, ainda, em Confissões XI, xxiii, 29, o fechamento da ideia que valoriza a criança que era desvalorizada na época, e que dá ênfase ao que parece pequeno e insignificante. Assim diz o filósofo: “Ó Deus, concede aos homens a possibilidade de observarem nas coisas pequenas as noções comuns às pequenas e às grandes coisas”.
__________
A ideia completa sobre este assunto será desenvolvida em próxima publicação, quando será debatido o tema: As falas das minhas netas e do meu neto e a noção de linguagem em Agostinho de Hipona.
__________

Vovô ao lado das Três Preciosidades: Nicolas, Bianca e Beatriz.


16 comentários:

  1. Espero dar continuidade às publicações.
    Renivaldo Rufino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta perfeição, no texto e na foto. A criança... ah, a criança...

      Excluir
    2. Obrigado, querida sobrinha, pelo comentário!

      Excluir
  2. Gostei parabéns Deus te abençoe sempre, e muito sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado a você!

      Pena que não está identificado, pois só personaliza se a pessoa tiver e-mail do Gmail.
      Ao pedir para publicar, o sistema envia ao e-mail, e, uma vez aberto, já é publicado imediatamente com a identificação.

      Excluir
  3. Sempre maravilhoso rever esse texto e essas lindas crianças.

    ResponderExcluir
  4. Tenho muito orgulho de ter um primo filósofo e intelectual como vc ! Deus continue te iluminando. Deus netinhos são lindos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns meu amigo!
    Fico encantada vendo essas publicações e os netos ao seu lado. Lindo demais!♥️

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, KILZE PACHECO, pelo seu comentário no Whatsapp!

    Vovô coruja.
    Lindo neto e netas.

    ResponderExcluir
  7. MARCOS MONTEIRO

    Obrigado pelo seu comentário no Whatsapp!

    Perfeito, Renivaldo, com aquele gosto de quero mais.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado à querida irmã LUZA (LUZIA FREIRE) pelo precioso comentário pelo WHATSAPP:

    [10:55, 04/04/2020]: Excelente preciosidade!
    [10:55, 04/04/2020]: A sabedoria infantil é real .
    [10:59, 04/04/2020]: É só observar a criança: é uma fitinha nova que grava tudo e nos traz grandes lições.

    ResponderExcluir
  9. E LUZA complementou:

    [11:01, 04/04/2020]: Lindas as suas preciosidades! Cada uma com a sua sabedoria.
    [11:01, 04/04/2020]: Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. NILSON FARIAS, pelo Whatsapp

    Agradeço a Nilson, querido amigo e companheiro de natação, pela leitura do texto e comentário, o que me deixou muito feliz:

    [22:38, 13/12/2020] NILSON FARIAS: Muito bacana sua publicação e que preciosidades

    ALGORITMO CONTINUA DEFASADO EM 5 HORAS:
    Agora são 11h32

    ResponderExcluir