domingo, 4 de julho de 2021

MONÓLOGOS DE NICOLAS

 

Foto 1: Todas e todos dizem que eu cheguei para alegrar suas vidas. E foi mesmo.  

MONÓLOGOS DE NICOLAS

enivaldo ufino

1) Meu pai, meu avô e a carta de mamãe

Vovô costuma dizer, referindo-se a mim e à minha priminha Beatriz que, de acordo com a filosofia de Agostinho (354-430, 75), eu sou uma alma racional em formação. Eu só tenho a aprender e assim já vou me tornando amante da sabedoria.

Percebi que meu avô ficou sem saber o que fazer quando meu pai lhe pediu que ligasse o ar do carro e esperasse para ver o que ele mostraria. Eles tinham acabado de sair da casa Ferreira Costa, depois de desistirem de comprar um ar condicionado. Meu pai abriu o celular e mostrou uma linda carta que mamãe escrevera sobre mim.

Tadinho de Vovô com essa mania de filosofia, pois ao terminar de ler a carta pensou em mim apenas como potência e não como ato. Foi aí que papai disse tranquilamente, referindo-se à minha mãe: “Bela está grávida, painho!” Meu avô ficou sem saber o que fazer, coitado. Vi, pelo seu íntimo, que ele estava a fim de chorar, mas fez um esforço enorme e não chorou, apenas se alegrou e ficou extremamente feliz com a minha atualidade. Agora ele tem razão de sobra para afirmar ainda mais que eu sou uma alma racional em formação

(04.11.2016, sexta-feira, 23h35).

2) Papai e mamãe viajam 406 quilômetros para parabenizar Vovô

Pela Bela homenagem que meu avô me fez com uma produção poética, já dá para saber que eu estou bem crescidinho, pois comecei minhas partidas de futebol na deliciosa vida que levo no ventre de mamãe. Uma vida sem maiores responsabilidades, porém com ansiedade de conhecer o que se passa no mundo exterior, de onde me chegam tantas vozes e ruídos. E eu fico na escuta com a maior atenção, a fim de colher toda e qualquer informação. Quanto mais satisfeito me sinto, mais me movimento e mais chutes dou com minhas pequeninas pernas.

Esta semana me surpreendi com uma conversa secreta de papai com mamãe. Fica meio difícil entender qualquer conversa, quando a pessoa não está conversando diretamente comigo, mas com um esforço especial dá para acompanhar. Papai falava em fazer uma surpresa a meu avô, que está em Serra Talhada ajudando a cuidar da minha priminha Beatriz. Corajosos como são, saíram de Recife às quatro da madrugada do sábado 25 de março de 2017 e chegaram ao destino na hora do café da manhã. Meu avô estava na cama brincando com Beatriz, quando os dois entraram com aquela algazarra de felicidade e saudação: Parabéns pra você, parabéns pra você... Mamãe conduzia em suas mãos um saboroso bolo de abacaxi feito pela minha avó Cosma e meu pai trazia outros presentes para vovô.

A alegria foi tanta que à noite eles lá se foram fazer um passeio turístico em Triunfo, mas meu avô ficou para atualizar este diário. Além disso, ele estava com um dodói no pé esquerdo que o impedia de fazer esforço maior. E como se não bastasse, enquanto meus pais descansavam após o café da manhã, meu avô ficou preparando a linda homenagem do acróstico que fez com meu nome, gastando pouco mais de uma hora, das 11h10 às 12h35, quando já entregou uma cópia manuscrita a mamãe e papai, que ficaram muito agradecidos. E eu, como é que fico? Fico feliz da vida.

3) Cheguei, pixual!

Agora é que são sete minutos da terça-feira 4 de julho de 2017. E meu avô está aqui acordado, pois nos últimos minutos de ontem meu pai saiu apressadamente com minha mãe em direção ao hospital, por conta dos claros sinais de minha chegada. Vovô resolveu esperar acordado, pois papai ficou de mandar mensagem pelo celular. Já são quarenta e nove minutos do dia da minha chegada, quando meu avô resolve se deitar e aguardar... O sono demorou, mas o pegou de surpresa. É que seu estado emocional estava muito abalado.

Imagino se ele soubesse que mamãe apresentou sinais vitais desde as seis horas da noite da segunda-feira 3. E a luta continuou até ela ficar praticamente exaurida e papai também ficou muito cansado. Às cinco horas da manhã, meu avô acorda preocupado, pois não havia qualquer comunicação no celular. Antes que ele desse muita asa à imaginação, papai postou uma linda foto de nós três e a seguinte mensagem: “Nasci às 4:45 vavuzinho”. Meu avô ficou muito emocionado e respondeu: “Que lindo! Acordei agora mesmo. Que foto linda! Estou feliz com nossa felicidade”.

Quando meu avô chegou ao hospital e nos viu, ficou mais tranquilo. E eu nem tava aí com a chegada dele, pois minha preocupação e ocupação naquele momento era sugar o néctar da vida que jorrava abundantemente de minha mãe. Mas meu avô ficou surpreso mesmo foi quando soube que eu estava a fim era de permanecer na deleitosa vida intrauterina, pois fiquei lá dentro da minha cápsula protetora após o nascimento. Em seguida, a médica rompeu definitivamente meu vínculo com aqueles dois mundos fabulosos: o invólucro que me protegia e o cordão que me prendia ao corpo de minha mãe. Só agora posso dizer com voz inefável: “Cheguei, pixual!” E para fechar meu relato com chave de ouro, transcrevo as lindas palavras publicadas pelo meu pai como epígrafe à foto de nós três:

“Repletos de encantamento, maravilhados com a Força da natureza e muito felizes por esse incrível e emocionante momento... anunciamos a chegada de Nicolas, às 4h45 da madrugada desse inesquecível dia 04.07.2017. Com 4.250kg, 53cm e uma procura pelos seus, por afeto. Bem-vindo Filho. Te amamos”.

(04.07.2017, terça-feira, 22h13)

4) A Bela poesia em homenagem ao meu nascimento

Chegou nosso filho amado. Obrigada por tão lindo presente, meu amor @jorandiniz. (07/07/2017, sexta-feira).


Nicolas, esperada chegada
Isabela Lins

(1)

Fruto de um lindo amor
Chega irradiando alegria 
Sai do ventre em calor 
Para nossos braços e guia

(2)

Condução atenta
É o que queremos 
Firme e que acalenta 
Assim o educaremos

(3)

Vitorioso é o significado 
Do nome que escolhemos
Para nosso filho amado
E assim, viver, vê-lo-emos.

(4)

Já lhe temos tanto amor...
Aprontamos tudo com apreço 
Acho que você vai gostar da cor 
Azul, é só o começo.

(5)

Porque o que de mais valioso 
Você terá em sua vida 
É um amor lindo, frutuoso
A ser cultivado em uma alma erguida.


Vovô escreveu em uma ficha de leitura, às 22h58 do dia 03/07/2017:

“Estão indo pro Hospital”.

5) E papai caprichou no texto que produziu em minha homenagem

PELOS DIREITOS DOS MENINOS

(1) Que nenhum menino seja coagido pelo pai a ter a primeira relação sexual da vida dele com uma prostituta (isso ainda acontece muito nos interiores do Brasil!).

(2) Que nenhum menino seja exposto à pornografia precocemente para estimular sua “macheza” quando o que ele quer ver é só desenho animado infantil (isso acontece em todo lugar!).

(3) Que ele possa aprender a dançar livremente, sem que lhe digam que isso é coisa de menina.

(4) Que ele possa chorar quando se sentir emocionado, e que não lhe digam que isso é coisa de menina.

(5) Que não lhe ensinem a ser cavalheiro, mas educado e solidário, com meninas e com os outros meninos também.

(6) Que ele aprenda a não se sentir inferior quando uma menina for melhor que ele em alguma habilidade específica – já que ele entende que homens e mulheres são igualmente capazes intelectualmente e não é vergonha nenhuma perder para uma menina em alguma coisa.

(7) Que ele aprenda a cozinhar, lavar prato, limpar o chão para quando tiver sua casa poder dividir as tarefas com sua mulher – e também ensinar isso aos seus filhos e filhas.

(8) Na adolescência, que não lhe estimulem a ser agressivo na paquera, a puxar as meninas pelo braço ou cabelos nas boates, ou a falar obscenidades no ouvido de uma garota só porque ela está de minissaia.

(9) Que ele não tenha que transar com qualquer mulher que queira transar com ele, que se sinta livre para negar quando não estiver a fim – sem pressão dos amigos.

(10) Que ele possa sonhar com casar e ser pai, sem ser criticado por isso. E, quando adulto, que possa decidir com sua mulher quem é que vai ficar mais tempo em casa – sem a prerrogativa de que ele é obrigado a prover o sustento e ela é que tem que cuidar da cria.

(11) Que, ao longo do seu crescimento, se ele perceber que ama meninos e não meninas, que ele sinta confiança na mãe – e também no pai! – para falar com eles sobre isso e ser compreendido.

(12) Que todo menino seja educado para ser um cara legal, um ser humano livre e com profundo respeito pelos outros. E não um machão insensível! Acredito que se todos os meninos forem criados assim eles se tornarão homens mais felizes. E as mulheres também serão mais felizes ao lado de homens assim.

(31.05.2017)

                   E nem preciso dizer, para encerrar, que hoje é um dia também muito importante em minha vida. Completo quatro anos de idade. Estão convidados para a minha festa, que vai ser uma coisa linda. 

___________

GALERIA DE FOTOS

Foto 2: Olhem só eu desfrutando a beleza da praia no colo de mamãe.

Foto 3: Nem reparem, pois papai ainda estava treinando e eu aprendendo a me acomodar nos seus fortes braços. Mas também eu era tão pequenininho. 

Foto 4: Agora eu já estou bem crescido. Eu me desenvolvi com graça, beleza e harmonia.

Foto 5: Aqui, eu comemoro os 46 anos de papai, ao lado das priminhas Beatriz e Bianca.

Foto 6: Hoje, eu sigo todos os protocolos sanitários, assim como mamãe e papai, até que essa pandemia do Coronavírus se evapore da face da terra.

Foto 7: Por uma feliz coincidência, quem também aniversaria hoje, completando 94 anos, é a italiana Gina Lollobrigida (1927), a quem Vovô admira desde os 12 anos de idade.